O que procura?

Ensaio de Migração - Embalagens e materiais que entram em contato com alimentos

April 18, 2022
World Map Showing Connections 1600px

Saiba como são feitas as análises de acordo com as legislações da Anvisa.

Materiais de contato com alimentos (FCM – Food Contact Materials) são materiais e artigos destinados a entrar em contato com alimentos em qualquer nível da cadeia alimentar, incluindo processamento, preparação, armazenamento e uso diário. As substâncias químicas utilizadas na produção destes materiais são milhares, considerando tanto aquelas conhecidas e adicionadas intencionalmente como aquelas desconhecidas e não intencionalmente adicionadas.

Durante a utilização dos materiais, pode ocorrer a migração dessas substâncias químicas para os alimentos. Portanto, a comercialização de embalagens para alimentos deve considerar alguns pontos bastante importantes, no que diz respeito à segurança dos consumidores.

Um dos ensaios a ser realizado para avaliar a migração de substâncias químicas dos materiais para os alimentos, é o de migração total e específica, e está previsto nas legislações da Anvisa. É de responsabilidade da empresa que fabrica as embalagens e da empresa que as comercializa seguir as legislações da Anvisa e garantir, através dos resultados dos testes apresentados em um laudo técnico, que o produto atende aos requisitos destas legislações antes de sua comercialização.

Aconselha-se que os testes sejam realizados por laboratório que trabalhem com um sistema de gestão da qualidade implementado e acreditado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, demonstrando a preocupação com a qualidade dos serviços prestados e assegurando a confiabilidade dos laudos técnicos emitidos.

O que é Ensaio De migração?

Este ensaio avalia se há migração de substâncias do material testado para o alimento através da simulação do contato, que é feito utilizando-se soluções com características que reproduzem os diferentes tipos de alimentos.

Estas soluções são chamadas “simulantes” e estão definidas nas legislações Anvisa. Também se definem nestas legislações a temperatura de contato e a duração do teste, de forma a representar as verdadeiras condições de uso do material em contato com os alimentos.

Ensaio de Migração Total

O ensaio de migração total avalia a migração de quaisquer substâncias transferidas do material ou artigo para os alimentos, seguindo as condições de ensaio definidas na RDC 91/01. Este ensaio deve ser realizado em todos os tipos de embalagens e materiais, exceto para aplicações com alimentos secos.

Os resultados não permitem identificar a natureza ou a origem das substâncias migrantes. O que se avalia é a quantidade de resíduo obtida após a aplicação das condições de teste. Para atender os requisitos das legislações da Anvisa RDC 105/99 e RDC 51/10, a quantidade total de substâncias migrantes deve ser inferior a 50mg de resíduo por quilo de simulante ou 8mg de resíduo por dm2 de área de superfície da amostra.

Ensaio de migração Específica

Diferente da migração total, a migração específica avalia a migração de substâncias apresentadas nas listas positivas das legislações da Anvisa. Estas substâncias devem atender requisitos de limites de migração específica após a aplicação das condições de teste definidas para o ensaio conforme a RDC 91/01.

Como solicitar o Ensaio de Migração?

Passo 1: Apresentar a Declaração de Atendimento

Na solicitação inicial do teste há uma avaliação da declaração de conformidade apresentada pelo fornecedor, que não substitui os laudos técnicos de migração. Nestas declarações observa-se a informação do atendimento às listas positivas e às normas nacionais e internacionais, que vão orientar os testes específicos a serem indicados para o produto.

Passo 2: Avaliar a validade de laudos internacionais disponíveis

Se as embalagens e os materiais forem provenientes de outro país ou se as matérias-primas utilizadas na fabricação forem adquiridas no exterior, é necessário verificar se os laudos técnicos são compatíveis com as exigências da Anvisa.

Por exemplo, documentos que façam referência à FDA ou à EU não tem validade pois as normas apresentam diferenças quando comparadas às normas nacionais. Documentos que mencionem normas do Mercosul devem ser avaliados caso a caso.

Passo 3: Testar a embalagem em contato com o alimento

Após a avaliação das documentações, serão definidas as condições ideais de teste para a migração total e a migração específica, de forma a reproduzir as condições normais de armazenamento, distribuição, comercialização, fracionamento e consumo do alimento.

É importante verificar:

  • se a classificação do alimento está correta;
  • se o simulante selecionado está adequado;
  • se a condição de ensaio do teste corresponde à realidade.

Passo 4: Avaliar os resultados

Após a finalização dos testes e o envio dos laudos técnicos será possível avaliar se a embalagem ou material em contato com alimentos atende as legislações vigentes.

SGS e os ensaios acreditados de Migração Específica Anvisa

A SGS conta com uma vasta experiência técnica e traz o maior escopo acreditado no Brasil, segundo os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 para a realização de testes e análises de embalagens e materiais que entram em contato direto com alimentos:

  • Migração Total;
  • Migração Específica;
  • Metais e Metalóides;
  • Aminas Sulfonadas e Não Sulfonadas;
  • Composição.

Tudo para sua organização atender às regulamentações da ANVISA:

  • RDC 498/2021 
  • RDC 589/2021
  • RDC 51/2010/ RDC 105/1999;
  • RDC 52/2010;
  • RDC 56/2010;
  • RDC 326/2019;
  • RDC 123/2001;
  • Portaria 27/1996;
  • RDC 20/2007;
  • Novas Resoluções embalagens celulósicas - RDC n°88/16, RDC n°89/16 e RDC n°90/16 revogam a Portaria n° 177 de 1999 (disposições gerais e anexos I, II, III, IV e V) e as Resoluções RDC n° 129 e RDC n° 130 de 2002.

Notícias Relacionados

World Map Showing Connections 1600px
Notícias dos nossos NegóciosApril 12, 2022

IFS Global Markets Food: entenda a importância

A todo momento, novos negócios estão surgindo e quando esses negócios estão relacionados à alimentação, os ajustes para conseguir vender os produtos costumam ser mais complexos que para outros ramos. É aqui que entra o IFS Global Markets Food._x00D_ Entenda um pouco mais sobre o assunto, suas peculiaridades e como saber sobre esse programa pode ajudar nos negócios.
World Map Showing Connections 1600px
Notícias dos nossos NegóciosApril 12, 2022

IFS Global Markets PAC Secure: entenda a importância

Muitos dos materiais e embalagens usados no mercado, principalmente, no alimentício precisam estar em conformidade com a legislação. Afinal de contas, elas precisam conservar bem os alimentos e demais produtos que exigem maior cuidado desde a saída da fábrica até a mão do consumidor. Assim o IFS Global Markets PAC Secure consegue tem como finalidade ajudar as empresas a alcançar todos esses requisitos pedidos na legislação e assim, melhorar a integridade do produto e aumentar a eficiência do empreendimento.
std tractor harvesting
Notícias corporativas locaisJune 30, 2021

Classificação de Solo

Descubra os benefícios de conhecer a classificação do solo de sua propriedade
World Map Showing Connections 1600px
Notícias corporativas locaisJune 03, 2021

Ambientes de produção: O que é, o porquê de usar e como fazer

Tempo é dinheiro!_x00D_ Essa é uma expressão popular que não fica desatualizada, ao contrário, conforme o tempo passa, ela ganha força quanto a veracidade de seu significado e entrega ao acesso à informação, níveis mais altos de importância. .
  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil