Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Quando falamos em Saúde e Segurança no Trabalho, trabalhar com prevenção ajuda a garantir o bem-estar dos trabalhadores e bom andamento dos processos produtivos. E é justamente por isso que é importante entender o que é mapa de risco.

O mapa de riscos é a representação gráfica do layout do ambiente organizacional com a indicação dos pontos onde há risco de acidente.

Nos pontos onde são identificados locais suscetíveis, são posicionados círculos cujos tamanhos indicam o grau ou intensidade dos riscos.

Por tratar-se de instrumento de segurança do trabalho, deve ser elaborado com a participação dos colaboradores que operam no local.

O que é Mapa de Riscos

Trata-se de uma representação gráfica dos riscos existentes nos locais de trabalho, por meio de círculos de diferentes tamanhos e cores.

  • Riscos físicos: Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
  • Riscos Químicos: Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral, que possam causar algum dano. 
  • Riscos biológicos: Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.
  • Riscos ergonômicos: Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, etc.
  • Risco de acidentes: Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas, risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.

Saiba como a SGS pode ajudar no conhecimento e formação em segurança do trabalho

Entre em nosso site (SGS Academy) e confira nossos cursos disponíveis

Para atender as necessidades corporativas temos nossa modalidade In Company. Acesse a página de In Company SGS Academy e entre em contato para maiores informações.