O que procura?

Certificação SASSMAQ: Entenda o que é a certificação SASSMAQ

February 18, 2021
World Map Showing Connections 1600px

Entenda o que é a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) e qual a sua importância para proteção do meio ambiente e a qualidade dos serviços prestados a Indústria Química.

A certificação SASSMAQ foi criada por exigência da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). Para que uma empresa obtenha a certificação, deve-se implementar algumas práticas de gerenciamento nas operações, que depois serão auditadas por organismos de certificação credenciados pela ABIQUIM.

O que é a Certificação SASSMAQ

A certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) avalia o desempenho das empresas, a segurança das operações numa busca constante para minimizar e/ou eliminar os riscos de acidentes, verificando a saúde dos funcionários e subcontratados (quando aplicável), proteção do meio ambiente e a qualidade dos serviços prestados a Indústria Química.

O mercado foi extremamente receptivo ao Programa SASSMAQ, adotando, incorporando e requerendo de seus fornecedores de serviços essa certificação. Credita-se essa aceitação ao número de empresas certificadas e recertificadas. Os indicadores de desempenho demonstram a melhoria em todos os itens monitorados, comparando o número e a gravidade de acidentes rodoviários entre as empresas que possuem gestão em SASSMAQ específica para o transporte de produtos químicos e as empresas que não o possuem.

Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?

O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, com processos mais robustos e customizados, no qual pré-requisitos definidos pela indústria química e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada na-quele momento.

O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas, monitoramento e melhoria contínua, com indicadores de desempenho, que agregam valor ao sistema e contribuem no resultado esperado e pré-estabelecido na estratégia da empresa e tem como objetivo reduzir os riscos nas operações de transporte e distribuição.

Quais os requisitos do SASSMAQ?

Para obter a certificação do sistema, é preciso implementar as práticas exigidas pelo SASSMAQ de forma a ser avaliada e aprovada pela ABIQUIM. Além disso, cumprir as licenças exigidas que devem ser validadas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal e particularidades e/ou exigências específicas de clientes.

Qual a periodicidade de renovação da certificação SASSMAQ? A certificação SASSMAQ é obrigatória?

O certificado do SASSMAQ possui validade de dois anos após a data da avaliação.

Apesar desta certificação não ser obrigatória, ela gera condições que visam a segurança nas Indústrias de prestação de Serviços Químicos. Porém é uma exigência da Indústria Química que o prestador de serviços de transporte atenda aos requisitos do SASSMAQ.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato para descobrir como podemos apoiar os seus negócios

t: +55 11 3883 8880

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 97.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil