O que procura?

Certificação em componentes automotivos portaria INMETRO nº 301/2011

May 19, 2021
World Map Showing Connections 1600px

Portaria Inmetro n° 301/2011 e Portaria Inmetro n° 123/2014, avaliando o mínimo de qualidade para o mercado de reposição de peças automotivas para veículos automotores e motocicletas.

Os produtos classificados como componentes automotivos, importados ou fabricados nacionalmente, só podem ser comercializados no Brasil após realizada a sua certificação junto a SGS e posteriormente registrada no sistema Orquestra do INMETRO.

A certificação compulsória para produtos automotivos foi criada para garantir que eles somente sejam comercializados em âmbito nacional com a sua conformidade e qualidade atestada por um organismo de certificação acreditado.

O objetivo desta certificação é garantir a segurança dos produtos, usuários e prevenir acidentes em vias públicas.

A Portaria 301/2011 e suas complementares exigem que os componentes automotivos destinados a reposição apresentem o selo de conformidade, garantindo que o produto a ser utilizado pelo consumidor, cumpre com os requisitos mínimos de segurança e desempenho determinados pelo INMETRO conforme seus regulamentos.

Certificação de Componentes Automotivos

A Certificação de Componentes Automotivos é voltada para que os componentes automotivos possam ser comercializados no Brasil. Estes produtos devem apresentar o selo de conformidade do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC).

O selo garante que o produto passou por um rigoroso processo de certificação e cumpre todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis para o produto.

Quais os passos para certificar um produto?

A SGS irá receber a sua solicitação, acompanhada da documentação técnica para que se inicie o processo de análise e avaliação, durante o processo, são realizados ensaios no produto para que se verifique a conformidade, além disso, uma auditoria junto ao solicitante/ fabricante.

Feitas todas as atividades, a SGS emite um certificado para o produto declarando sua conformidade e posteriormente o solicitante registra-o junto ao INMETRO.

Por que é importante certificar os componentes automotivos?

Os Componentes Automotivos são produtos de certificação compulsória, ou seja, obrigatória. Em decorrência dessa obrigatoriedade do Inmetro, os itens citados que não estejam devidamente certificados ficam sujeitos a multas e outras punições.

A certificação de componentes automotivos feita com excelência é muito importante, pois atesta que o produto foi avaliado e garante a segurança do consumidor final.

Quais certificações automotivas a SGS realiza?

Além dos componentes automotivos, a SGS está pronta para apoiar a indústria automotiva nas seguintes Certificações:

  • Componentes de Motocicletas/li>
  • Capacetes para Motociclistas
  • Líquido de Freio
  • Rodas Automotivas
  • Vidros Laminados
  • Vidros Temperados

Inspeção de produtos

Em algum momento do dia, todos fazem uso de bens de consumo e varejo. Desde produtos como brinquedos, componentes automotivos, cosméticos, eletroeletrônicos, têxteis, móveis, entre outros, os consumidores esperam adquirir produtos que ofereçam qualidade e segurança.

A realização das inspeções de bens de consumo permite que a correção prévia seja feita antes da produção em massa. O objetivo é reduzir impactos, riscos e custos para o fabricante, importador e exportador, além de oferecer maior garantia ao consumidor final.

Para conhecer os nossos serviços de Inspeção de Produtos de bens de consumo e varejo, clique aqui.

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios ao redor do mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil