O que procura?

Cultura de segurança dos alimentos: conheça as dimensões culturais de acordo com o GFSI

June 10, 2021
World Map Showing Connections 1600px

De acordo com a GFSI, a cultura de segurança é definida como valores, crenças e normas que afetam a forma de pensar e o comportamento das pessoas com relação a segurança de alimentos dentro de uma organização. É importante destacar que essas dimensões devem ser aplicadas em conjunto para garantir um possível avanço.

O GFSI afirma que existem cinco dimensões culturais que devem ser trabalhadas para estabelecer e/ou fortalecer a cultura de segurança de alimentos de uma organização. 

Missão e Visão

Afirmam a razão da existência de uma empresa e como ela caracteriza suas expectativas e metas específicas para as partes interessadas.

Pessoas

São os membros que podem causar riscos à cultura de segurança de alimentos, por meio de comportamentos e atividades, que incluem recebimento de matéria-prima até práticas de preparo do alimento.

Adaptabilidade

Consiste na capacidade de uma empresa se ajustar de acordo com as influências e as condições variáveis, além de reagir dentro do estado atual ou realizando alterações.

Consistência

Trata-se do alinhamento adequado das prioridades de segurança dos alimentos com as exigências de pessoas, recursos e processos para assegurar a aplicação resistente e eficaz de uma política de segurança que reforce a cultura da empresa.

Consciência de Perigos e Riscos

Reconhecer perigos e riscos em todos os níveis e funções para realizar as mudanças necessárias e ampliando a conscientização dos envolvidos.

Conheça os cursos de segurança de alimentos da SGS Academy e se aprofunde mais sobre esse tema. Clique aqui e entre em nosso site. 

Para atender as necessidades corporativas temos nossa modalidade In Company. Entre em nossa página para maiores informações e saiba mais.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil