O que procura?

Saiba Mais sobre os aspectos sociais em relação ao ESG!

June 29, 2021
World Map Showing Connections 1600px

A definição de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG – environmental, social and governance, na sigla em inglês) passaram de um tópico de discussão para uma real necessidade global. Vários ambientes e corporações implementaram programas e relatórios baseados em dados reais e o ESG ganhou espaço e tornou-se um pilar essencial dentro do planejamento estratégico corporativo e nas tomadas de decisão das empresas.

A abordagem colaborativa para o crescimento dos aspectos sociais

Diante de um cenário empresarial, os aspectos ambientais e de governança são mais fáceis de definir nas agendas das empresas. Já no âmbito dos aspectos sociais, torna-se um pouco mais complexo pois aborda diversos assuntos que variam por área, isto é, as questões vão desde doações às comunidades até temas relacionados aos direitos humanos. Por isso, os fatores sociais possuem impactos mais complicados de quantificar. Porém, se implementados de forma errada, podem representar danos irreparáveis à imagem e reputação dos grupos envolvidos.

As companhias que adotam as práticas do ESG, ao abordar os aspectos sociais devem atender às necessidades de cada grupo de interesse, tanto para o crescimento e desempenho de hoje quanto para as projeções futuras.

O papel dos Stakeholders

As funções e demandas dos stakeholders estão aumentando cada vez mais. Afinal, conforme o ESG se torna ainda mais imprescindível para a performance financeira e para as expectativas de quem faz os investimentos, a importância da participação de uma organização relacionada às práticas do ESG consequentemente também cresce. 

Vivendo em tempos tão delicados, incertos e difíceis, fazer uma gestão assertiva de ESG é sinônimo de fortalecimento da superação sustentável dos negócios. A atuação e a abordagem direta dos stakeholders agora se tornou uma prática comum.

ODS relacionados às questões sociais

Atualmente, o cenário global no que diz respeito à desigualdade social não é dos mais favoráveis. Visando a construção de uma sociedade com menos diferenças sociais, alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram elaborados com base nessas questões.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que tem como tema a igualdade de gênero, propõe eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos. 

O ODS número 10 visa reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Até 2030, progressivamente alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional. Além disso, propõe metas que vão desde a promoção social e política para todas e todos até a adoção de políticas de proteção social. 

Plataforma 2030 Today 

O Programa 2030 TODAY com a sua plataforma digital, auxilia a empresa a integrar a sustentabilidade na sua operação, de forma prática e objetiva, focada em indicadores e resultados, demonstrando ao mercado seu comprometimento e impactos positivos.

Promove o entendimento, estruturação, validação externa (Asseguração), monitoramento e comunicação das ações de sustentabilidade da empresa, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Programa 2030 TODAY® visa dar suporte para a implementação de ações e apoiar tecnicamente as empresas a:

  • Identificar seu status atual para operar de forma cada vez mais sustentável;
  • Ser mais eficiente, ampliando impacto positivo e tendo vantagem competitiva;
  • Estruturar os indicadores e a estratégia de sustentabilidade da empresa;
  • Obter asseguração e selo digital para comunicar de forma eficiente ao mercado;
  • Contar com suporte especializado, cursos, consultorias, serviços e produtos;
  • Dispor de ferramenta de Gestão de Indicadores e Metas/Projetos;
  • Acessar informações, conteúdos, cases, sobre temas de seu interesse;
  • Demonstrar comprometimento, responsabilidade e evolução constante.

ODS nas Empresas

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030, composta de objetivos e metas adotadas por 193 países na ONU. Ganham cada vez mais atenção das empresas, mercados e consumidores por focar nas dimensões econômica, social e ambiental.

“As empresas são parceiras vitais no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, contribuindo através das suas atividades principais.” Ban Ki-moon, ex-secretário Geral da ONU

A plataforma usa os ODS como filtro para ampliar o nível de sustentabilidade da empresa. Focado na melhoria de processos, economia de recursos, humanização de ações, comunicação eficiente e obtenção de resultados, ampliação dos impactos positivos no ambiente interno e externo.

Para saber mais sobre as serviços de asseguração ESG da SGS ou da plataforma 2030 TODAY, entre em contato.

Notícias Relacionados

Notícias dos nossos NegóciosOctober 24, 2023

Pautas Para Enfrentar os Desafios da Descarbonização na América Latina

Nossa região ainda tem uma alta dependência de combustíveis fósseis para a geração de energia, e há lacunas tanto na infraestrutura de energia limpa quanto nas políticas e regulamentações.
Business Sustainability
Notícias corporativas locaisMay 08, 2023

SGs realiza um evento em parceria com a UBS e a Cielo. Promovemos um painel sobre ESG, que reuniu especialistas e líderes de mercado para discutir o futuro dos investimentos sustentáveis.

No dia 30 de março realizamos um evento incrível em parceria com a UBS e a Cielo. Promovemos um painel sobre ESG, que reuniu especialistas e líderes de mercado para discutir o futuro dos investimentos sustentáveis.
World Map Showing Connections 1600px
Notícias dos nossos NegóciosOctober 04, 2022

Indústria Têxtil: desenvolvimento de protocolos e avaliação de substâncias restritas

Conhecido como um grande grupo de marcas renomadas da indústria têxtil, o Grupo AFIRM, tem como finalidade reduzir o uso e o impacto de substâncias nocivas na cadeia de fornecimento de vestuário e calçados.
World Map Showing Connections 1600px
April 11, 2022

Primeira CPR Verde do Brasil é registrada pela B3

A primeira Cédula de Produto Rural Verde, também conhecida pela sigla (CPR), criada com base no decreto nº 10.828/21 já possui o seu primeiro registro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Isso ocorreu no final de fevereiro de 2022._x00D_ Essa cédula é um tipo de moeda verde que vai ajudar na preservação do meio ambiente. Dessa forma, o produtor rural e outros agentes que atuam diretamente na cadeia de produção serão capazes de direcionar recursos para financiar a conservação de florestas e seus biomas.
  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil