O que procura?

Certificação em Máquinas de Lavar

June 29, 2021
World Map Showing Connections 1600px

As máquinas de lavar roupas devem possuir certificação INMETRO conforme Portaria n° 185, de 15 de setembro de 2005.

A Portaria nº 185 INMETRO, de 15-9-2005, institui, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, a etiquetagem compulsória de máquinas de lavar roupas de uso doméstico.

A etiquetagem deve ser feita de acordo com o que foi estabelecido no Regulamento de Avaliação da Conformidade de Máquinas de Lavar Roupas de uso doméstico, Regulamento Específico para uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

Objetivo da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE 1.1.1. A ENCE tem por objetivo informar o consumo de energia e/ou a eficiência energética de máquinas de lavar roupa, avaliados segundo Normas Brasileiras específicas e/ou internacionais, e que a medição desses parâmetros está sendo feita pelo fabricante de forma contínua e segundo critérios e valores de ensaios de aferição e controle conforme as disposições deste Regulamento Específico.

Disposições da Portaria 185

Para a determinação da Portaria em questão foi considerada a necessidade de assegurar a eficiência energética de Máquinas de Lavar Roupas de uso doméstico, com a finalidade de diminuir os gastos de energia, derivados de deficiências de material, dentre outras.

Foi utilizada também para regulamentar os segmentos de fabricação, importação e comercialização de Máquinas de Lavar Roupas, visando estabelecer regras imparciais e que sejam de conhecimento público. Veja a seguir o que foi instituído na Portaria 185:

  • Etiquetagem compulsória de Máquinas de Lavar Roupas de uso doméstico;
  • A etiquetagem dos produtos deve ser feita consoante o estabelecido no Regulamento de Avaliação da Conformidade de Máquinas de Lavar Roupas de uso doméstico, Regulamento Específico para uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, RESP 005 - LAV, emitido pelo Inmetro;
  • Não são admitidas, desde 01 de janeiro de 2006, a fabricação e a importação de Máquinas de Lavar Roupas de uso doméstico que estejam em desconformidade com o disposto nesta Portaria;
  • Só será permitida a comercialização de Máquinas de Lavar Roupas de uso doméstico, por fabricantes, importadores, varejistas, atacadistas, distribuidores e lojistas, a partir de 01 de julho de 2007, se estiverem em conformidade com as disposições desta Portaria.
  • A fiscalização do cumprimento das disposições contidas nesta Portaria, em todo o território nacional, é de responsabilidade do Inmetro e das entidades de direito público com ele conveniadas.

Ciclo a ser utilizado para os ensaios de Etiquetagem

Para os ensaios do Programa Brasileiro de Etiquetagem, o ciclo de lavagem deverá ser o Normal / Branco / Algodão ou equivalente, que permita uma comparação mais equivalente entre os modelos. Ademais, o ciclo deverá estar disponível na lavadora.

Máquina de lavar roupa automática com aquecimento

O ciclo deve ser indicado na PET pelo fabricante contendo todas as funções básicas do processo de lavagem: entrada de água, lavagem, drenagem, enxágue e centrifugação. Além disso, deve ser utilizada a capacidade nominal indicada no produto. Entretanto, a temperatura selecionada deve ser a máxima permitida pelo controlador do equipamento, obedecendo todas as etapas do processo de lavagem até o final do ciclo, sem interferência.

Máquinas de lavar roupa automática sem aquecimento

Neste caso, o ciclo deve ser indicado na PET pelo fabricante com todas as funções básicas do processo de lavagem: entrada de água, lavagem, drenagem, enxágue e centrifugação, sendo utilizada a capacidade nominal indicada na máquina de lavar.

Máquinas de lavar roupa semiautomáticas

Já nesse tipo de máquina, o ciclo deve ser indicado na PET pelo fabricante contendo todas as funções básicas do processo de lavagem, isto é, entrada de água, molho, lavagem, drenagem e enxágue, sendo utilizada a capacidade nominal indicada na máquina.

Para as máquinas que não possuam estas funções automáticas, estas deverão ser realizadas de acordo com as orientações do fabricante levando em consideração os seguintes tempos mínimos:

  • Lavagem: no mínimo dois terços do curso do programador de tempo quando o possuir, ou 10 minutos na ausência dele.
  • Molho: durante a etapa de lavagem descrita acima, deve ser realizado um molho de 5 minutos, informando os tempos na PET.
  • Enxágue: tempo indicado pelo fabricante ou um terço do curso do programador de tempo ou 5 minutos na ausência deste.

Como funciona o processo de certificação de máquinas de lavar?

A Certificação Inmetro Máquinas de lavar possui dois modelos que serão detalhados a seguir:

Modelo 5

Primeiramente é realizada uma auditoria para avaliar o Sistema de Gestão de Qualidade do fabricante, com base na norma ISO 9001. Após esta etapa, são realizados os ensaios dos produtos que serão certificados, coletados na fábrica e/ou no comércio. Depois desses dois passos, ocorrendo o atendimento dos requisitos determinados nas portarias e normas, o processo é analisado pelo Instituto MHC. Este órgão é quem faz a recomendação para a autorização do uso do selo de conformidade dos modelos avaliados.

Validade da certificação: 12 meses – Ao longo desse período é permitido fabricar ou importar um número ilimitado de lotes dos produtos certificados. Após o prazo de um ano, é necessário realizar o processo de manutenção.

Modelo 7

No caso do modelo 7, ocorre a avaliação de um lote específico de produtos, onde também são realizados ensaios conforme a quantidade de itens. Entretanto, neste modelo não ocorre a auditoria e a certificação é válida somente para o lote produzido. Além disso, neste formato de certificação as amostras tomadas de um lote de produtos, provenientes de uma importação ou não, são submetidas a ensaios. Após este passo, há a emissão a partir dos resultados e uma avaliação sobre sua conformidade de acordo com a especificação. A partir daí, a autorização para o uso do selo se restringe somente ao lote de fabricação ou importação onde ocorreu a avaliação, não se estendendo a outros produtos ou lotes.

Validade da certificação: Válido somente até a comercialização total do lote específico. No caso de novos lotes fabricados ou importados, devem ser certificados novamente.

Soluções SGS para aparelhos eletroeletrônicos

Atualmente, o desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos de qualidade, seguros e com eficiência energética é um desafio complexo no mercado competitivo. Através de nossa rede global de laboratórios de ensaios acreditados, nossa equipe altamente qualificada de especialistas oferece uma gama de serviços a fabricantes e varejistas da indústria de eletroeletrônicos.

Os fabricantes e varejistas de eletroeletrônicos estão sob pressão crescente de consumidores experientes que desejam uma experiência agradável "pronto para usar". Esses consumidores esperam e exigem produtos seguros e de qualidade atendendo aos requisitos de sustentabilidade, eficiência e conformidade social.

Segurança

  • Eletrodomésticos – Portaria Inmetro n° 371
  • Dispositivos Médicos – Portaria Inmetro n° 54
  • Fios e Cabos – Portaria Inmetro n° 640
  • Plugues e Tomadas – Portaria Inmetro n° 085
  • Interruptores para instalações elétricas – Portaria Inmetro n° 234

Estendendo a certificação

Você pode se inscrever para estender a sua certificação de eficiência em energia, quer para os mesmos produtos fabricados em um local diferente ou para os tipos de produtos adicionais feitos no mesmo local. O seu pedido será analisado por um de nossos executivos de certificação e quando necessário, testes adicionais, auditorias ou uma revisão podem ser solicitadas. Se o seu pedido for bem-sucedido e uma extensão for possível, então um novo certificado será emitido.

Enfocando nos requisitos de desempenho e segurança IEC internacionalmente estabelecidos ou no seu equivalente local, o processo inclui:

  • Testes
  • Revisão
  • Decisão de certificação
  • Inspeção de fábrica
  • Licença para utilizar a marca de certificação de eficiência em energia da SGS
  • Monitoramento de mercado

Os critérios principais de certificação são:

CategoriaNome
Modo de esperaRegulamento de um watt (todos os equipamentos elétricos com função de modo de espera)
Consumo de energiaDecodificadores, televisores, produtos de iluminação doméstica, máquinas de lavar louças, máquinas de lavar, aparelhos de refrigeração
Eficiência de energiaTodos os tipos de produtos mencionados anteriormente

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil