O que procura?

SGS Selo Brinquedo

Todos os brinquedos são seguros?

June 08, 2021
Children toys 344px

A escolha dos brinquedos para as crianças deve ser feita com cuidado e critério, pois alguns produtos podem apresentar riscos.

Os brinquedos além de terem uma função educativa e lúdica, devem ser confiáveis. Com o objetivo de continuar sendo fundamental na construção da educação das crianças, o uso de brinquedos no processo de aprendizagem deve ser divertido e seguro. Nesse sentido, o INMETRO passou a regular o assunto.

O que é um Brinquedo?

Segundo o Anexo I da Portaria Inmetro nº 563/2016, brinquedos são produtos que possuem função lúdica, relativo a jogos, voltado para o universo infantil e destinados a crianças de até 14 anos.

Quais riscos que pode apresentar para as crianças?

Os brinquedos podem apresentar peças pequenas que se soltam com facilidade, bordas cortantes, pontas agudas, pilhas de fácil acesso à criança, além da pouca resistência quando o assunto é impacto. Podemos dizer que estas são falhas muito graves e que podem gerar riscos às crianças.

Portanto, todos os brinquedos comercializados em solo brasileiro devem passar por diversos testes de segurança antes de chegarem ao consumidor final. Os produtos que não contenham o selo de aprovação do Inmetro podem oferecer algum tipo de risco à criança e não devem ser comprados.

A importância de verificar os selos nas embalagens e como evitar acidentes

Ao passar por testes de segurança que são exigidos pela regulamentação, os brinquedos recebem o selo INMETRO de segurança, ou seja, este selo atesta que o produto é seguro e autorizado para a comercialização.
Os brinquedos e/ou sua embalagem também possui indicação de faixa etária indicada, para que no momento da compra o consumidor consiga saber para qual idade ideal da criança para aquele brinquedo. Se o brinquedo apresentar algum risco para uma certa idade, essa informação também será informada através de símbolo e frase de advertência, por exemplo:

SGS Selo Brinquedo

Desta forma, é muito importante observar todas as informações no brinquedo antes de adquiri-lo, dessa forma, será possível verificar se ele possui a certificação e qual a indicação e restrição para aquele produto em relação a idade da criança.

O selo de conformidade deve ser gravado no rótulo ou na embalagem do produto, de forma visível, clara, indelével e não violável.

O que é a Certificação de Segurança de Brinquedos?

Com a finalidade de diminuir os riscos que podem estar presentes nos brinquedos, o INMETRO determina algumas condições de segurança para brinquedos que são fabricados e comercializados no Brasil.

Obter a certificação de segurança de brinquedos assegura que o brinquedo passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos pelas normas brasileiras para este tipo de produto.

Qual o papel da SGS na Segurança de brinquedos?

A SGS oferece uma solução única para todas as suas necessidades relacionadas a brinquedos, para que seja possível ter certeza de que os brinquedos cumprem as regulamentações relevantes e normas de segurança, tais como a nova diretiva relativa a brinquedos da UE e a Lei sobre segurança do produto ao consumidor dos EUA (CPSIA).

Fornece também serviços abrangentes e personalizados visando garantir a segurança aos fabricantes, revendedores e importadores para todas as necessidades relacionadas a brinquedos:

  • armas de brinquedo;
  • bonecas;
  • brinquedos controlados por controle remoto;
  • brinquedos de construção;
  • brinquedos operados por pilhas;
  • brinquedos para bebês;
  • brinquedos de pelúcia;
  • brinquedos de puxar;
  • equipamentos para recreação residencial;
  • acessórios de fantasias;
  • jogos;
  • materiais artísticos criativos;
  • quebra-cabeças;
  • triciclos;
  • Brinquedos em geral até 14 anos.

A SGS possui expertise, infraestrutura de alta tecnologia e atuação nacional e internacional para a realização dos ensaios que atestam conformidade e segurança em seus brinquedos. Nossos laboratórios no Brasil e Shenzhen, são acreditados pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) e/ou CNAS, e podemos auxiliá-lo na rápida comercialização de seu produto, oferecendo vantagem competitiva neste mercado.

Os especialistas técnicos da SGS podem lhe ajudar durante todo o processo de certificação.
Os serviços de inspeções da SGS são confiáveis, independentes e garantirão que seus produtos cumpram as regulamentações locais, normas do setor e os planos de controle de qualidade específicos de cada comprador.

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil