O que são metas SMART?
Você já ouviu falar em Metas SMART? Trata-se de um desses métodos que podem ajudar você a criar objetivos claros e coerentes, que podem ser alcançados. Saiba mais a seguir:
O que são metas SMART?
As metas SMART se referem a um método de definição de metas bastante conhecido. Ele auxilia na definição de metas claras e objetivas com o objetivo de potencializar suas chances de alcançá-las.
A estrutura das metas SMART é baseada na criação e planejamento de caminhos possíveis em direção a um determinado objetivo, com uma estimativa de como atingir o que se deseja.
Qualquer objetivo ou meta pode ser criado através dessa metodologia. A tradução do acrônimo SMART significa: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal, ou seja, cada letra identifica um elemento fundamental da definição efetiva de metas.
Metodologia SMART
Para conseguir extrair o melhor dessa ferramenta, é necessário conhecer bem a metodologia e saber exatamente o significado por trás de cada uma das palavras relacionadas à SMART.
S = Específico
Ser específico quer dizer ser direto e não dar margem para dupla interpretação. Portanto, para definir uma meta SMART, é preciso ter um objetivo claro e simples. Normalmente, temos por hábito criar metas abrangentes demais. Entretanto, para conquistar resultados concretos, é imprescindível ser cada vez mais específico.
M = Mensurável
Mensurável nada mais é do que pode ser medido, quantificado. Nesse caso, o foco é entender que é preciso sempre definir objetivos que podem ser medidos.
Ao fazer isso, você consegue definir melhor metas que podem ser comemoradas quando atingidas e também fazer uma análise quando não foram alcançadas. Por isso, procure sempre definir algum aspecto da sua meta que possa ser contabilizada.
A = Atingível
Definir objetivos irreais pode gerar frustração e desânimo a médio e longo prazo. No começo você pode até se sentir estimulado a alcançar, mas à medida que o tempo passa e você não vê os resultados esperados, certamente vai desistir em algum momento.
Crie metas desafiadoras e não impossíveis. Tenha em mente que elas precisam ser alcançáveis.
R = Relevante
Nem todos os objetivos têm o mesmo grau de importância. A menos que seu objetivo tenha alguma relevância para o seu planejamento estratégico, alcançá-lo pode não significar muito.
Para ter certeza de que sua meta é realmente importante para aquele momento, faça uma análise e veja se ao alcançá-la haverá benefícios positivos ao negócio e verifique se essa meta está alinhada com as outras que a empresa tenha.
T = Temporal
Todo e qualquer objetivo precisa de definição de tempo para ser cumprido. Ao estabelecer um prazo, a pessoa se sente mais estimulada e motivada para alcançar, já que tem um tempo determinado para cumprir.
Por que usar metas SMART?
Depois de ver o que é a meta SMART, fica mais fácil entender a importância de usar essa metodologia para definir os seus objetivos.
Ao fazer o uso de definição de metas SMART, o plano estratégico se torna mais realista e torna-se um guia para alcançar os objetivos de forma mais assertiva.
Aplicar as metas SMART ajudam a priorizar o que merece mais atenção e permitem que você se concentre e foque no que realmente é mais relevante.
Em vez de objetivos vagos e abrangentes demais, ao aplicar a metodologia SMART, seus objetivos se tornam mais específicos e permitem que você saiba o que precisa fazer e quando fazer. Além de tornar a meta mais clara, faz com que os envolvidos otimizem melhor seu tempo.
Exemplos de metas SMART
Para conseguir criar objetivos baseados na metodologia SMART, é importante que você escreva cada um dos critérios e em poucas frases defina como sua meta se ajusta a cada um deles.
Veja alguns exemplos de metas SMART que podem ajudar a entender melhor o que o método propõe:
Diminuir em 25% os custos com manutenção de equipamentos em 7 meses;
O que?
Diminuir os custos com manutenção de equipamentos
Quanto?
25%
Em quanto tempo?
7 meses. Fazer a contratação de mais 3 colaboradores para a área comercial até agosto deste ano;
O que?
Fazer a contratação de mais colaboradores para a área comercial
Quanto?
3 profissionais
Em quanto tempo?
Até agosto. Investir 10% do lucro do semestre que vem em 2 treinamentos para os colaboradores nos próximos 4 meses.
O que?
Investir o lucro do semestre que vem em treinamentos
Quanto?
10% em 2 treinamentos.
Em quanto tempo?
Próximos 4 meses. Nota-se que todos esses exemplos atendem as exigências da meta Smart, pois são objetivos claros, relevantes, mensuráveis e temporais.Sempre que realizar a definição de metas, analise se cumprem com os critérios, assim você entenderá como desenvolver seus próprios objetivos.
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