O que procura?

COP26: QUAIS OS PRINCIPAIS AVANÇOS NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OBTIDOS EM GLASGOW?

November 22, 2021
World Map Showing Connections 1600px

Veja os principais destaques dos avanços no combate às mudanças climáticas em Glascow:

A COP26 já acabou há duas semanas e diminuiu como resultado além do “Pacto Climático de Glasgow” ratificado pelos países membros da UNFCCC, também compromissos voluntários de muitos países em temas de extrema elevada. Veja os principais destaques:

REDUÇÃO DE CARVÃO E USO DE COMBUSTÍVEIS FOSSEIS

Pela primeira vez um documento oficial da Convenção Quadro das Nações Unidades para combate às mudanças climáticas trouxe em texto a necessidade de redução de fósseis fósseis e uso de carvão. Apesar de no momento, o texto foi abrandado, uma menção explicita à necessidade de redução e ligação de licençaçais ao aumento da temperatura média do planeta, sendo um último grande avanço em comparação à textos anteriores.

REGRAS DO MERCADO DE CARBONO - ARTIGO 6

Seis anos após a assinatura do Acordo de Paris, onde os países assumiram compromissos voluntários para aumentar a temperatura em até 2°C, um instrumento importante para ajudar na transição à economia de baixo carbono, o Mercado Global de Carbono, teve suas regras acordadas. O livro das regras de Paris, aprovado em Glasgow, abre caminho para as concessões de créditos de carbono entre países e processos que vão ajudar a estruturar o mercado global.

MANTER O AUMENTO DA TEMPERATURA GLOBAL MÉDIA EM 1,5 °C

O Pacto Climático de Glasgow ainda reconhece a necessidade de aumento de ambição e convoca aos países que revisem suas NDC (contribuições nacionalmente determinadas) para entrada de metas mais ambiciosas. A principal crítica ao Pacto Climático de Glasgow deve ao fato de mecanismos de perdas e danos, que são direcionados aos países mais vulneráveis que já apresentam com o impacto das mudanças climáticas, não foram remontados. Apesar disso, o resultado do acordo é positivo e abre caminho para ações de combate às mudanças climáticas.

COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS

Além dos resultados do texto oficial, acordos voluntários também foram destaques na primeira semana de COP, como o “Forest Deal”, que foi assinado por 105 países que se comprometem com fim do desmatamento até 2030. Acordos para redução de metano e do uso de carvão também foram firmados por um número grande de nações. Quem esteve presente em Glasgow entre os dias 01 de novembro e 13 de novembro também afirma que houve uma maior presença da importância da natureza nos debates que se deve muito aos serviços ecossistêmicos prestados pelas florestas, por exemplo e também aumento do debate em relação às ações de adaptação. Houve também uma grande participação da sociedade civil e empresariado, mostrando um grande engajamento de públicos diversos no tema.

PARTICIPAÇÃO DA SGS E BMV NA COP26

A SGS esteve presente em Glasgow, participando de um evento paralelo oferecido pelo Governo Escocês CivTech Alliance Global Scale Up Program. O Tesouro Verde, plataforma desenvolvida pelo Grupo BMV que tem a SGS como parceira estratégica e Certificadora Oficial, foi executada como uma das soluções com potencial de combate às mudanças climáticas em larga escala. O Tesouro Verde é uma Certificação de compensação de pegada ecológica a partir da originação de ativos da conservação florestal e da biodiversidade.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco para obter ajuda de nossos especialistas.

t: +55 11 3883 8880

SOBRE A SGS

A SGS é uma empresa líder mundial em inspeção , verificação , testes , certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, uma ópera da SGS uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Notícias Relacionados

Notícias dos nossos NegóciosOctober 24, 2023

Pautas Para Enfrentar os Desafios da Descarbonização na América Latina

Nossa região ainda tem uma alta dependência de combustíveis fósseis para a geração de energia, e há lacunas tanto na infraestrutura de energia limpa quanto nas políticas e regulamentações.
Business Sustainability
Notícias corporativas locaisMay 08, 2023

SGs realiza um evento em parceria com a UBS e a Cielo. Promovemos um painel sobre ESG, que reuniu especialistas e líderes de mercado para discutir o futuro dos investimentos sustentáveis.

No dia 30 de março realizamos um evento incrível em parceria com a UBS e a Cielo. Promovemos um painel sobre ESG, que reuniu especialistas e líderes de mercado para discutir o futuro dos investimentos sustentáveis.
World Map Showing Connections 1600px
Notícias dos nossos NegóciosOctober 04, 2022

Indústria Têxtil: desenvolvimento de protocolos e avaliação de substâncias restritas

Conhecido como um grande grupo de marcas renomadas da indústria têxtil, o Grupo AFIRM, tem como finalidade reduzir o uso e o impacto de substâncias nocivas na cadeia de fornecimento de vestuário e calçados.
World Map Showing Connections 1600px
April 11, 2022

Primeira CPR Verde do Brasil é registrada pela B3

A primeira Cédula de Produto Rural Verde, também conhecida pela sigla (CPR), criada com base no decreto nº 10.828/21 já possui o seu primeiro registro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Isso ocorreu no final de fevereiro de 2022._x00D_ Essa cédula é um tipo de moeda verde que vai ajudar na preservação do meio ambiente. Dessa forma, o produtor rural e outros agentes que atuam diretamente na cadeia de produção serão capazes de direcionar recursos para financiar a conservação de florestas e seus biomas.
  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil