O que procura?

Você sabe o que é Auditoria de Segunda Parte?

March 16, 2022
World Map Showing Connections 1600px

Você sabe o que é Auditoria de Segunda Parte e como ela pode beneficiar a sua empresa? Ela nada mais é do que uma forma da sua empresa crescer de forma mais estável, não perder os prazos com os clientes, a não atrasar a sua produção, entre muitos outros benefícios. Entenda mais sobre o assunto!

O que é Auditoria de Segunda Parte?

Trata-se de uma auditoria muito mais específica e pode acontecer, por exemplo, no caso de o cliente querer saber se a empresa com a qual ele faz negócios, de fato, tem possibilidade de atendê-lo da maneira que precisa.

Por exemplo, digamos que uma empresa que fabrica papel quer fazer negócios com uma empresa que fabrica celulose, para comprar a matéria prima dela.

Nesse caso, quem fabrica papel pode contratar um auditor para averiguar se a fábrica de celulose realmente tem como atendê-la com a rapidez necessária, cumprindo prazos e quantidades estipuladas.

O auditor, por sua vez, será o responsável por avaliar diversos pontos da empresa fornecedora. Por exemplo:

  • As rotinas são adequadas para oferecer o prometido ao cliente?
  • A execução do processo acontece de acordo com o que a empresa propõe?
  • Há etapas suficientes ou em excesso para chegar ao produto final?

Dessa forma, o cliente fica mais seguro, pois ao ter respostas positivas dessas e outras perguntas, ele sabe que pode fazer negócios de forma mais tranquila e dentro dos prazos combinados com seus próprios clientes.

O que costuma ser avaliado nesse tipo de auditoria?

Bom, diversos fatores são analisados aqui. Variáveis que são de extrema importância para o seu empreendimento e para o sucesso dos processos internos. Vejamos quais são elas:

  • Organização e qualificação dos recursos humanos;
  • Se a legislação está sendo cumprida;
  • O controle e a gestão de qualidade;
  • Como o produto está sendo desenvolvido;
  • Quais as condições de trabalho;
  • Tratamento de reclamações;
  • Política ambiental.

Há outros fatores que podem ser avaliados em uma Auditoria de Segunda Parte a depender da sua necessidade com cada fornecedor. Ter um documento assinado por um Auditor Especialista, confirmando que um determinado fornecedor está realmente preparado para atender o seu negócio, oferece maior segurança não só para você, mas também para seus clientes.

Sobre a SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeçãotestes certificação. A SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 94.000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos te ajudar.

  • SGS do Brasil Ltda - Agriculture and Food