O que procura?

Primeira CPR Verde do Brasil é registrada pela B3

April 11, 2022
World Map Showing Connections 1600px

A primeira Cédula de Produto Rural Verde, também conhecida pela sigla (CPR), criada com base no decreto nº 10.828/21 já possui o seu primeiro registro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Isso ocorreu no final de fevereiro de 2022.

Essa cédula é um tipo de moeda verde que vai ajudar na preservação do meio ambiente. Dessa forma, o produtor rural e outros agentes que atuam diretamente na cadeia de produção serão capazes de direcionar recursos para financiar a conservação de florestas e seus biomas.

Quem está por trás disso?

A empresa responsável por fazer isso acontecer e que não só registrou como também estruturou a primeira CPR Verde foi o Grupo BMV. Ele foi capaz de desenvolver uma Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS) e, dessa forma, é capaz de sintetizar o valor dos 27 serviços ambientais que estão diretamente envolvidos no processo de preservação.

Para isso, o Grupo BMV utiliza o Standard BMV, um protocolo de certificação usado para o pagamento desses serviços que atuam diretamente na preservação do meio ambiente.

Dessa forma, o Grupo consegue criar condições reais para que os produtores rurais tenham, não só condições econômicas, mas também passem a serem remunerados pela atividade de preservação florestal de suas áreas de floresta nativas.

Como o registro na B3 é capaz de ajudar?

Além de dar uma contribuição de grande importância e destaque para o meio ambiente, a B3 também é capaz de atuar em outras vertentes como:

  • Ajuda no desenvolvimento do agronegócio, um setor de grande relevância para a economia no país;
  • E induz às melhores práticas de EGS no mercado.

O fato é que com o registro da CPR Verde na B3, essa moeda passa a ganhar mais força e oferece maior segurança para os investidores. Assim, temos maiores chances de captar recursos com o objetivo de preservar o nosso meio ambiente e cuidar para que as próximas gerações tenham recursos naturais disponíveis para a subsistência e manutenção do mundo como o conhecemos hoje.

Parceria da SGS com o Grupo BMV

A SGS validou as soluções do Grupo BMV como seguras e alinhadas às estratégias globais de combate às mudanças climáticas. Isso significa que essas soluções estão de acordo com os  objetivos do Acordo de Paris, que tem como meta o limite de aumento de temperatura da terra em 1,5ºC, além de outras normas globais e as regulamentações locais no tema. Portanto, a certificação do Grupo BMV às empresas e pessoas físicas está adequada às práticas ESG, como uma ação externa das empresas.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a gente!

Sobre a SGS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global de qualidade e integridade. Nossos 96.000 funcionários operam uma rede de 2.600 escritórios e laboratórios, trabalhando juntos para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e mais interconectado.

Notícias Relacionados

Notícias dos nossos NegóciosOctober 24, 2023

Pautas Para Enfrentar os Desafios da Descarbonização na América Latina

Nossa região ainda tem uma alta dependência de combustíveis fósseis para a geração de energia, e há lacunas tanto na infraestrutura de energia limpa quanto nas políticas e regulamentações.
Business Sustainability
Notícias corporativas locaisMay 08, 2023

SGs realiza um evento em parceria com a UBS e a Cielo. Promovemos um painel sobre ESG, que reuniu especialistas e líderes de mercado para discutir o futuro dos investimentos sustentáveis.

No dia 30 de março realizamos um evento incrível em parceria com a UBS e a Cielo. Promovemos um painel sobre ESG, que reuniu especialistas e líderes de mercado para discutir o futuro dos investimentos sustentáveis.
World Map Showing Connections 1600px
Notícias dos nossos NegóciosOctober 04, 2022

Indústria Têxtil: desenvolvimento de protocolos e avaliação de substâncias restritas

Conhecido como um grande grupo de marcas renomadas da indústria têxtil, o Grupo AFIRM, tem como finalidade reduzir o uso e o impacto de substâncias nocivas na cadeia de fornecimento de vestuário e calçados.
World Map Showing Connections 1600px
Notícias dos nossos NegóciosMarch 20, 2022

Criando o Novo a partir do Velho - Reciclando Fibras na Indústria Téxtil

Lançado em 2021, o Desafio Recycled Polyester incentiva o compromisso dos fabricantes de aumentar em 14% a 45%¹ a quantidade de poliéster reciclado (rPET) utilizado em roupas. Quais são os desafios encontrados o uso de fibras recicladas no vestuário?
  • SGS do Brasil Ltda - Agriculture and Food