O que procura?

Solução SGS para certificação INMETRO de componentes automotivos: como funciona?

April 27, 2022
World Map Showing Connections 1600px

O principal objetivo da certificação do OCP e registro no INMETRO é justamente evitar que produtos automotivos possam causar algum perigo na via pública, como acidentes de trânsito por alguma falha mecânica, por exemplo.

Ser capaz de oferecer a melhor qualidade e a maior segurança, certamente é o que você deseja para os produtos que oferece. E é exatamente isso que a SGS é capaz de fazer: Testar e auditar os produtos, oferecendo maior confiança ao público após classificar componentes automotivos como seguros, sendo eles importados ou fabricados dentro do país.

Atendendo a critérios de segurança, conforme normas vigentes, esses produtos só podem ser comercializados em território brasileiro após a realização da certificação e a SGS que é um OCP (Organismo de Certificação de Produtos) está capacitada a certificar os produtos para posterior registro no sistema Orquestra do INMETRO.

O que é a certificação compulsória para componentes automotivos?

É uma certificação criada para oferecer maior segurança e credibilidade aos produtos comercializados no Brasil. Produtos automotivos com esse tipo de certificação possuem sua segurança devidamente atestada por instituições renomadas e de confiança.

O principal objetivo da certificação do OCP e registro no INMETRO é justamente evitar que esses produtos possam causar algum perigo na via pública, como acidentes de trânsito por alguma falha mecânica.

Assim, quando a peça recebe a Certificação de Componentes Automotivos, significa que ela passou por todos os testes de segurança de maneira satisfatória e está apta a ser utilizada em território nacional.

Todos esses critérios devem seguir conforme as portarias do INMETRO determinam sendo elas:

Precisa de ajuda para iniciar o processo de certificação em componentes automotivos?

O primeiro passo é entrar em contato com a SGS e informar que precisa dessa certificação. Nós enviaremos uma lista de documentos necessários que você deverá nos entregar dentro de um determinado prazo.

A partir daí, se iniciará o procedimento que deverá compreender:

  • Análise dos documentos;
  • Auditoria no fabricante e SAC;
  • e ensaios do produto.

Assim que a SGS concluir que tudo está em conformidade, emite um certificado para a empresa, que por sua vez, deverá registrar no INMETRO.

Por que a certificação de componentes automotivos é importante?

O mercado está cada vez mais competitivo e a indústria automotiva está sempre enfrentando novos desafios como crises financeiras, mudanças legislativas etc.

Um desses desafios é justamente conseguir lidar com as peças que são fabricadas em diferentes países. Considerando que cada país possui uma legislação própria, passar pela certificação com a SGS para conseguir um registro no INMETRO e poder usar essas peças é algo que pode diferenciar e destacar sua empresa no mercado automotivo.

A certificação de componentes automotivos feita com excelência é muito importante, pois atesta que o produto foi avaliado e garante a segurança do consumidor final e adequação às legislações locais.

Está precisando certificar componentes automotivos? Então, entre em contato conosco e entenda melhor sobre como funciona o procedimento.

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeçãotestes certificação. A SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 94.000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos te ajudar.

t: (+55) 11 2664-9595

  • SGS do Brasil Ltda - Agriculture and Food