Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

SGS e a Sintali firmaram parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) com o objetivo de promover conjuntamente o EDGE.

Trata-se de um programa de certificação de edifícios verdes lançado pela Corporação Financeira Internacional ("IFC"), membro do Grupo Banco Mundial.

O que é o EDGE

O EDGE auxilia proprietários e desenvolvedores a construir e projetar edifícios verdes. Através da utilização de um software gratuito que incentiva soluções para melhorar a eficiência energética, a eficiência hídrica e a energia incorporada em materiais em pelo menos 20% comparando com uma construção local, que é o padrão mínimo para certificação EDGE. O padrão local é calculado com base em códigos de construção, dados climáticos locais e práticas padrão da indústria para o Brasil.

Sobre o Edge

O EDGE é baseado em três elementos: um aplicativo baseado na nuvem, um padrão de edifício verde e um sistema de certificação.

O padrão relacionado ao edifício verde se concentra unicamente na eficiência de recursos. Sendo assim, é feita a avaliação de eficiência energética, a eficiência da água e a energia incorporada nos materiais de um edifício.

Um prédio para alcançar a norma EDGE, deve ser pelo menos 20% mais eficiente do que um edifício padrão naquela localidade nas três categorias. Ainda existem dois níveis adicionais: EDGE Avançado e EDGE Carbono Zero.

O programa foi generosamente apoiado pelos seguintes doadores: Áustria, Canadá, Dinamarca, ESMAP (Programa de Assistência à Gestão do Setor Energético), União Europeia, Finlândia, GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), Hungria, Japão e Suíça.

Entenda o consórcio Sintali-SGS

O consórcio Sintali-SGS atua como provedor da certificação global EDGE para o IFC (Corporação Financeira Internacional). Atuando através de um contrato único e completo para serviços de certificação e auditoria EDGE, a Sintali-SGS oferece o serviço da mais alta qualidade para clientes em todo o mundo. Com experiência em projetos de certificação e auditoria em todo o Brasil e em mais de 60 países ao redor do mundo, a Sintali-SGS traz expertise global para os mercados locais.

Por meio dessa parceria, os membros da CBIC terão acesso a descontos exclusivos para solicitar a certificação e auditoria EDGE. Além disso, os membros também poderão acessar treinamentos com desconto para se capacitarem na implementação de edifícios verdes localmente. 

A CBIC também assinou recentemente um memorando de entendimento com o IFC para trabalho em conjunto com o intuito de disseminar o EDGE no governo e nas instituições de financiamento.

Sobre a CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) trata das questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário; e é a representante institucional do setor no Brasil e no exterior. A entidade também representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sobre a Sintali

A Sintali é uma empresa independente que quantifica e verifica o impacto ambiental das decisões, e auxilia as organizações a mapear o caminho para a Rede Zero. Com profunda expertise no desenvolvimento de padrões de construção verde e sustentabilidade corporativa, o Sintali atua de forma transparente e rigorosa para o campo da sustentabilidade.

Atuação SGS

Como a empresa líder mundial em inspeções, verificações, testes e certificação, a SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 89.000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo. A reputação da SGS pela independência, excelência e inovação estabeleceu a empresa como líder de mercado na prestação de serviços que melhoram a eficiência, reduzem riscos e proporcionam vantagens competitivas para os clientes.

Entre em contato:

Entre em contato conosco para obter ajuda de nossos especialistas:

 

Fabian Gonçalves

Gerente de Sustentabilidade

t: (+55) 11 3883-8880

Fabian.goncalves@sgs.com