Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Brazil Sites e Idiomas Skip to Content

Gestão de lixo eletrônico da SGS – minimize os riscos ambientais à saúde com um sistema de gestão de resíduos autofinanciado e de escala completa.

O rápido crescimento do uso de dispositivos elétricos e eletrônicos no mundo inteiro vem causando um grande aumento na quantidade de lixo eletrônico produzido globalmente. O lixo eletrônico é exportado para países que não possuem recursos para lidar com os resíduos propriamente ditos, com efeitos para a saúde e o meio ambiente. A queima, quebra ou colocação do lixo eletrônico em aterros não soluciona o problema. Ao longo do tempo, mais de 1.000 substâncias encontradas no lixo eletrônico, incluindo chumbo, cádmio e mercúrio, podem ser liberadas e entrar no ecossistema.

Para ajudar os países a lidar com o lixo eletrônico, a SGS criou o RenovoTM, um sistema de gestão de resíduos autofinanciado e de escala completa. Ele cobre a cadeia de solução inteira, da produção à recuperação, reciclagem e descarte sustentável.

Por que usar a gestão de resíduos Renovo da SGS?

O Renovo é uma solução única e integral para o problema do lixo eletrônico. Ele consiste em três módulos, para assegurar benefícios para todos os aspectos da gestão de resíduos. São eles

  1. Inspeção física no país de origem, para assegurar que o país não se torne um aterro de produtos e resíduos perigosos. Verificamos se os exportadores estão realmente transportando lixo eletrônico para seu país, dizendo que se trata de outros produtos, e se os resíduos cumprem as normas e regulamentações da Convenção de Basel.

  2. Criar um fluxo de receita oriundo da Taxa de Reciclagem Avançada (ART), que se baseia na "responsabilidade estendida do produtor" e no princípio do "poluidor pagador" e segue o equipamento até o fim de sua vida. Se o seu país não possui um programa de gestão de resíduos oficial, podemos ajudá-lo no processo de implementação da legislação para facilitar a cobrança da ART.
     
  3. Desenvolver uma instalação de processamento de resíduos moderna e eficaz no seu país, usando a receita derivada da ART. Enfatizamos a recuperação de itens úteis e a redução da quantidade de materiais perigosos enviadas para o aterro.

Os benefícios da gestão de resíduos Renovo incluem:

  • Drástica redução na quantidade de material tóxico que afeta o solo, os lençóis freáticos e a cadeia de alimentos
  • Redução na disseminação de doenças comuns, seja pelo descarte de resíduo hospitalar ou a proliferação de mosquitos de malária devido ao acúmulo de água em pneus
  • Estimulação do crescimento econômico com a criação de novos postos de trabalho, usando pessoal local, e novas oportunidades em outros setores, como revenda de materiais recuperados nos setores de manufatura local e internacional 
  • Maior conscientização em relação a problemas ambientais e de reciclagem, estimulando mais crescimento

Posicionado estrategicamente para ajudar a solucionar o problema do lixo eletrônico em seu país

Como empresa líder mundial em inspeção, verificação, teste e certificação, a SGS possui os recursos, a experiência e a infraestrutura para realizar duas tarefas vitais para uma eficaz gestão de resíduos. São elas: assegurar se os produtos exportados cumprem a Convenção de Basel sobre lixo eletrônico e cobrar eficazmente a ART. Ao incluir essas tarefas na sua solução de lixo eletrônico, asseguramos que seu sistema de gestão de resíduos seja eficaz, autofinanciado e sustentável.

Entre em contato conosco para saber mais.