O que procura?

O que é RenovaBio

September 29, 2019
Programa RenovaBio

O RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, com o objetivo de aumentar a produção de bicombustíveis na matriz energética do país.

Em 2020, o novo programa para Biocombustíveis entrará em vigor.

Mas o que exatamente é o RenovaBio? A SGS reuniu uma série de perguntas e respostas para você finalmente entender do que trata.

O que é RenovaBio?

Introduzido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o RenovaBio é um programa que estabelece metas para estimular o mercado de biocombustíveis e reduzir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

Considerada, a maior política de transição energética do mundo, valorizando uso do etanol, o RenovaBio promove ganhos de eficiência energética e incentiva a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa em toda a cadeia de produção e consumo.

Principais objetivos do RenovaBio

O programa RenovaBio, institui metas para o avanço da eficiência energética no país, assumindo os seguintes objetivos:

  • Incentivar a expensão do setor de biocombustíveis;
  • Cumprir as metas determinadas para o Brasil no âmbito do Acordo de Paris;
  • Garantir previsibilidade no setor, induzindo ganhos, comercialização e uso de biocombustíveis;

Funcionamento do programa

No RenovaBio, o produtor terá que medir e qualificar todas as suas emissões (de gases do efeito estufa), a fim de obter uma nota de eficiência energética para emissão dos créditos de debêntures para comercialização em bolsa (CBIOs).

O objetivo das CBios é prover para as usinas que cumprem as  metas de emissão de gases prevista, ativos financeiros que deverão ser investidos na expansão e manutenção do sistema de produção.

Que tipo de empresa deve buscar certificação no programa RenovaBio?

A certificação RenovaBio, bem como o acesso aos incentivos previstos, inclui tanto produtores, quanto importadores de bicombustíveis, como etanol, biodiesel e bioquerosene.

A conquista desta certificação conduzida pela SGS, concedeu a primeira empresa no programa à obtenção da nota de eficiência energética, a partir da comprovação dos critérios de elegibilidade, conforme prevê o programa.

Como obter certificação RenovaBio?

A SGS, pioneira em introduzir eficiência energética nas indústrias, obteve acreditação da ANP para conduzir a certificação do RenovaBio.

Nossa equipe está acompanhando de perto todas as atualizações do projeto e está pronta para tirar qualquer dúvida, ajudando na implementação desse processo.

Elaboramos um conteúdo que trata mais a fundo sobre todo o processo para realizar a certificação do RenovaBio e como ele funciona em planos gerais, assim como a relação do crédito CBios com todo o projeto. Você pode acessar esse material gratuitamente clicando abaixo, ou então pode tirar dúvidas diretamente com nossos representantes.

ENTRE EM CONTATO

t: +55 11 3883 8800

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil