O que procura?

IFRS e GRI - Colaboração em favor das métricas ESG

July 24, 2022
World Map Showing Connections 1600px

O trabalho unificado dos conselhos normativos da IFRS e do GRI demonstra a importância de garantir a conformidade e a união entre a base de todos os públicos atendidos pelos padrões GRI (Global Reporting Initiative), incluindo a base de dados que são de interesse de investidores nos mercados de capitais.

Os conselhos normativos da IFRS e do GRI fizeram um acordo de colaboração visando coordenar conjuntamente seus respectivos programas e atividades de desenvolvimento de padrões.

O trabalho unificado demonstra a importância de garantir a conformidade e a união entre a base de todos os públicos atendidos pelos padrões GRI (Global Reporting Initiative), incluindo a base de dados que são de interesse de investidores nos mercados de capitais.

Essa decisão possibilita que os dois pilares que fazem parte dos relatórios de sustentabilidade tenham coesão, além de demonstrar um crescimento entre eles, entretanto passam a ter uma uma abordagem mais completa e que esteja alinhada às necessidades das empresas, investidores e da sociedade em geral.

Por que as métricas ESG são importantes?

Quando as empresas adotam os requisitos baseados no ESG (Environmental, Social and Governance), torna-se possível planejar seus processos de relatório, com clareza do que será acompanhado e como deve ser feita sua comunicação. Outro fator importante, é que as organizações que aplicam as boas práticas do ESG, diminuem os riscos de enfrentarem questões mais graves.

Saiba o que é IFRS e o GRI

O GRI (Global Reporting Initiative) e a Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) são organizações que têm como objetivo realizar padronagem de indicadores e de dados que abordam sobre as performances das empresas nas áreas de sustentabilidade, finanças e ESG.

Sobre a COP26

Foi durante a COP26, que a Fundação IFRS determinou o objetivo de desenvolver uma linha de base global que envolvesse divulgações de sustentabilidade focados no investidor voltados para os mercados de capitais. Nesse mesmo evento, a GRI, comunicou que eles se uniram aos órgãos consultivos uns dos outros sobre as atividades de relatórios de sustentabilidade.

Em breve o ISSB tornará público os requisitos de divulgação no que diz respeito à sustentabilidade e ao clima que serão a base global para divulgações.

Normas do GRI

As normas voltadas ao GRI são os que determinam os padrões globais para relatórios de sustentabilidade que discutem o impacto das empresas no meio ambiente, na economia e na comunidade para diversos públicos interessados. Os padrões são revistos regularmente de onde são adotados os novos Padrões Setoriais, além da atualização de um Padrão de Biodiversidade.

Para ter acesso a mais informações sobre nossos serviços em Sustentabilidade, clique aqui.

ENTRE EM CONTATO:

Para conhecer um pouco mais sobre as soluções ESG da SGS entre em contato conosco:

br.sustentabilidade@sgs.com

+55 11 3883-8880
  • SGS do Brasil Ltda.

Alameda Xingu, 512 - 19º andar,

Alphaville Industrial, 06455-030,

Barueri, São Paulo, Brasil