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A SGS está no Brasil desde 1938. Nossos funcionários, nas principais cidades e portos do país, trabalham para gerar confiança entre pessoas, organizações, instituições e governos.

Nosso laboratório de Santos tem capacidade realização de ensaios em óleo e gasolina, atendendo a todos os requisitos de regulamentação da Agência Nacional (ANP) e temos o prazer de anunciar que agora estamos aptos a realizar também os ensaios de motores de Octano e Cetano, conforme abaixo:

  • Número de octano do motor (MON), ASTM D2700
  • Número de octano de pesquisa (RON), ASTM D2699
  • Número de cetano de óleo diesel, ASTM D613

O QUE É O NÚMERO DE CETANO?

O Número de Cetano, é uma propriedade que está relacionada com o tempo entre a injeção de combustível e o início da combustão nos motores a Diesel, denominado de faixa de potência. A melhor qualidade da combustão, acontece quando uma ignição é seguida por uma rápida combustão completa e uniforme do combustível. Logo, com um Número de Cetano mais elevado, há um menor atraso da ignição e uma melhor qualidade da combustão.

Por outro lado, nos combustíveis com um baixo Número de Cetano, estes demandam mais tempo para ocorrer o momento da ignição, produzindo taxas de elevação de alta pressão, e a combustão inadequada resulta em excesso de ruído, consumo, um aumento das emissões, interfere no desempenho do veículo e na vida útil do motor. Em suma, o Número de Cetano é indicativo da eficácia da reação que ocorre em motores de combustão interna.

O QUE É O NÚMERO DE OCTANO?

Octanagem ou Número de Octano, é uma medida do desempenho do combustível, onde é determinada a capacidade antidetonante ou a resistência à detonação de combustíveis (gasolina) usados em motores. A medição é efetuado em motor estacionário do ciclo Otto, com características próprias, e com a utilização de padrões específicos e compreende dois tipos de determinação, O Motor Octane Number (MON) e o Research Octane Number (RON). O que diferencia essas duas metodologias, é que as mesmas reproduzem diferente condições de utilização, por exemplo, alterando a rotação do motor, simulando condições urbanas e de estrada com longos percursos.

Motores mais potentes exigem maior taxa de compressão, e por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor. O que faz com que tenhamos tipos diferentes de combustíveis para projetos diferentes de motores, com diferentes Octanagens, como é o caso da Gasolina Comum e a Gasolina Premium.

ESPECIFICAÇÕES DA GASOLINA

Normalmente existem requisitos mínimos de RON e/ou MON. Em alguns países, como Estados Unidos (EUA) e México, a gasolina é rotulada com seu índice antidetonante (IAD), também chamado de índice de octanagem. O IAD é calculado conforme fórmula: (RON+MON)/2. É uma aproximação do número de octanagem da gasolina, sendo outra medida do desempenho antidetonante da gasolina e também é medido usando um veículo real.

A Agencia Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, estabelece os requisitos mínimos para cada um dos tipos de Octanagem, em conformidade com padrões internacionais de desempenho.

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 85.000 funcionários e opera uma rede de mais de 1.800 escritórios e laboratórios em todo o mundo. Buscando constantemente atender além das expectativas dos clientes e da sociedade, com o objetivo de fornecer serviços líderes no mercado.

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